quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Imagem do Brasil no Espelho dos Cinemas

    Não é de hoje que tenho observado uma certa saturação na escolha dos temas abordados,pelos diretores de filmes nacionais.
   Tenho assistido alguns dos filmes nacionais que têm passado no Intercine nas últimas semanas, e realmente me pergunto se o Brasil se resume ao que eles retratam... Elementos que eu observei em comum: Carnaval, futebol,favela, e cadeia...
   Não que essas peças sejam alheias ao nosso cotidiano, mas eu acredito que justamente por isso,poderiam ser explorados pontos positivos da nossa sociedade e de nossa cultura tão rica.Pois das maledicências sociais,nós já ouvimos no rádio,lemos no jornal,vemos na televisão á exaustão.
   Obviamente que eu ñ generalizo esse ponto de vista, mas realmente,quando assisto a um filme com esse tipo de abordagem,fico a pensar na imagem que os estrangeiros idealizam do Brasil ao assisti-los. Tanto que até mesmo em produções estrangeiras o Brasil é citado como terreno hostil, a exemplo do Filme Turistas - 2006 ,que narrava a história de um grupo de turistas americanos,que se perdem no Brasil ,acabam sendo  perseguidos,e assassinado por traficantes de órgãos.Lembro me que na época do Filme houve polêmica sobre o seu impacto,na imagem dos estrangeiros com relação à pátria amada.No entanto,as nossas próprias produções repercutem tão ou mais negativamente no âmbito externo.
   Nas produções dos anos 80, pode se observar uma erotização exacerbada. Não apenas nas conhecidas 'Pornochanchadas',que eram tão populares no cinema brasileiro,mas em todo o  circuito filmográfico da época.Na atualidade me parece q esse contexto erótico,foi substituído pela exploração da violência,de uma forma sensacionalista,gerando uma certa marginalização da imagem do cidadão brasileiro.
  Pra quem quiser assistir e tirar suas próprias conclusões, abaixo deixo alguns exemplos das obras, às quais me refiro:

Título Original :Estômago
 Tamanho: 368Mb
Áudio: Português
Formato: Rmvb
Qualidade: DVDRip
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2007





Título Original: Quase Dois Irmãos
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 102 min
Ano de Lançamento: 2005
Qualidade: DVDScr
Formato: Xvid
Áudio: Português
Legenda: s/l
Tamanho: 700 mb





Título Original :Verônica
Hospedagem: Megaupload
Tamanho: 700 MB
Formato: DVDRip/Avi
Duração: 90 min.
Áudio: Português
Gênero:Drama

Lançamento: 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário